Mixagem Dolby ATMOS

Dolby Atmos é uma tecnologia de som surround imersivo desenvolvida pela Dolby Laboratories. Ele expande os sistemas de som surround existentes adicionando canais de altura, permitindo que os sons sejam interpretados como objetos tridimensionais sem limitações horizontais ou verticais.

Comparado ao formato STEREO, que possui apenas 2 canais de áudio, a tecnologia Dolby Atmos permite que até 128 canais de áudio, incluindo inúmeras informações adicionais chamadas metadados (dados de automação de localização ou pan, dados sobre o movimento do som, tipo, intensidade, velocidade e volume) sejam distribuídos aos diversos dispositivos de reprodução, como celulares, sound bars, TVs, salas de cinema, para renderização em tempo real e execução com base nos recursos do dispositivo. Isso permite que uma única mixagem ATMOS possa ser reproduzida de maneira fiel, sendo adaptada a qualquer dispositivo e com qualquer número de caixas de som criando assim uma experiência imersiva de som em 360 graus.

Além dos streamings como Netflix e Prime Video que já disponibilizam há algum tempo conteúdo audiovisual em ATMOS, hoje grandes plataformas de música como Apple Music, Amazon Music e TIDAL possuem em seus catálogos um número cada vez maior de álbuns mixados com a tecnologia Dolby ATMOS Music.

A SONIDERIA possui sala de mixagem com monitoração 7.1.4

Sound Design

Para além da criação de sons originais, o Sound Design é também parte fundamental do processo de construção da sonoridade de um projeto sendo também e, principalmente, o conceito por trás do som. Qual abordagem técnica e estética será implementada? Muitas vezes esse trabalho começa já no próprio roteiro sugerindo soluções sonoras para dinamizar cenas, estabelecendo elementos narrativos que potencializem personagens e a própria história a ser contada.

Edição de Som

A Edição de Som tem como objetivo a organização, correção de erros, limpeza, restauração, recuperação e o enriquecimento do material de áudio de um projeto e está dividida em categorias com suas próprias técnicas e especificidades como Edição de Diálogos, Edição de Ambientes e Efeitos, Edição de Foley e Edição de Música.

Foley

Foley é a técnica de se gravar efeitos sonoros em sincronia com a imagem. Os sons são executados “ao vivo” por um artista de foley que reproduz, por exemplo, movimentos de um determinado personagem em cena como passos, sons de roupas, respiração e ações diversas deste  personagem com os objetos de cena como copos, talheres, etc.

ADR

ADR é a técnica de regravação de diálogos com sincronia labial. Muito utilizada no cinema e TV esse trabalho é de grande importância pois muitas vezes uma determinada cena ou fala de um personagem não foi corretamente captada ou está tecnicamente prejudicada e se faz necessário a regravação

Música Original

Também conhecida como Trilha Sonora Original, são as composições e fonogramas criados com exclusividade para uma determinada obra

Delivery

É o processo de export da mixagem final bem como padronização técnica, controle de qualidade e geração dos diversos formatos que são necessários para um produto audiovisual ou musical específico como, por exemplo, DMEs, Downmixes, Conversões para determinadas velocidades de FPS, etc.