A Dor
Espetáculo Teatral dirigido por Vanessa Bruno, Brasil, 2015A DOR é um espetáculo criado a partir do romance “La Douleur”, compilação de textos publicada em 1985, escrita em algum momento do pós-guerra quando o marido da autora francesa Marguerite Duras, envolvido com a resistência ao nazismo, foi preso e enviado para um campo de concentração.
A DOR apresenta o ponto de vista de uma mulher que busca desvairadamente por um homem e que, nessa busca louca e atroz, é capaz permanecer dias inteiros em filas, corredores, esperando por notícias. As narrativas cênicas não são lineares, nem cronológicas, como a organização do livro. Cada capítulo trata de um momento.
Assim também apresenta A DOR, o espetáculo, fragmentado em flashes de memória, de devaneio, de pesadelo misturados à ações cotidianas.
A cena – através da poética de Marguerite – se transforma em um testemunho vivo, uma espécie de depoimento cênico da autora, que ganha vida pela atriz e tradutora Rita Grillo. Trabalho iniciado em 2014 com a tradução do texto original de Duras e com pesquisa teórica no ano de 2015. A DOR estreou em 2016 no Sesc Consolação em São Paulo.
