A Dor


A Dor

Espetáculo Teatral dirigido por Vanessa Bruno, Brasil, 2015

A DOR é um espetáculo criado a partir do romance “La Douleur”, compilação de textos publicada em 1985, escrita em algum momento do pós-guerra quando o marido da autora francesa Marguerite Duras, envolvido com a resistência ao nazismo, foi preso e enviado para um campo de concentração.

A DOR apresenta o ponto de vista de uma mulher que busca desvairadamente por um homem e que, nessa busca louca e atroz, é capaz permanecer dias inteiros em filas, corredores, esperando por notícias. As narrativas cênicas não são lineares, nem cronológicas, como a organização do livro. Cada capítulo trata de um momento.

Assim também apresenta A DOR, o espetáculo,  fragmentado em flashes de memória, de devaneio, de pesadelo misturados à ações cotidianas.

A cena – através da poética de Marguerite – se transforma em um testemunho vivo, uma espécie de depoimento  cênico da autora, que ganha vida pela atriz e tradutora Rita Grillo. Trabalho iniciado em 2014 com a tradução do texto original de Duras e com pesquisa teórica no ano de 2015. A DOR estreou em 2016 no Sesc Consolação em São Paulo.

 

Serviços realizados:

Sound Design, Música Original